quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Câmara Municipal debate viabilidade do transporte alternativo em Imperatriz

Através de propositura do gabinete do vereador Aurélio (PT), a Tribuna Popular desta quinta-feira (25) provocou um caloroso debate sobre o transporte alternativo em Imperatriz, com a presença de motoristas de vans e estudantes.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Transporte Alternativo de Imperatriz, Ricardo de Moraes garante que a intenção da classe é somar aos serviços de transporte coletivo, considerando que a frota de ônibus oferecida pela empresa Ratrans não supre as necessidades da população.
 
“A nossa intenção é organizar e legalizar os nossos serviços. Colocar vans e microônibus à disposição da população, cumprindo todas as normas de segurança, rotas e conforto. Quando a cidade ficou sem ônibus, durante cinco meses as paradas ficaram vazias, porque nós estávamos ali fazendo o nosso trabalho, disponibilizando até 18 veículos em apenas um bairro, passando carro de 20 em 20 minutos”, explica Moraes.
 
A empresa contratada para prestar os serviços de transporte coletivo em caráter emergencial, durante 180 dias, disponibiliza apenas 40 ônibus para todas as rotas da cidade. Desse total, apenas 35 em circulação, já que cinco carros são reservas, que ficam estacionados na garagem da empresa.
 
Estudantes que ocuparam a galeria da Câmara Municipal relatam suas dificuldades e declaram apoio ao transporte alternativo. “A realidade é que todos os dias estamos chegando atrasados e as vezes até ficamos sem ônibus. Ontem eu esperei até 12h40 e o ônibus não passou na parada da minha escola. Tive que ir embora a pé e cheguei em casa depois das 14 horas. Isso é horrível”, denunciou a estudante do Centro de Ensino Mourão Rangel, Antônia Emanoela Sampaio.
 
O vereador Aurélio destacou a complexidade e importância do debate. “Sabemos que esta é uma batalha árdua, uma vez que envolve uma grande disputa de poder aquisitivo. Mas consideramos uma oportunidade que não pode ser desperdiçada, de estudar e elaborar um projeto que contemple as necessidades da população. O transporte alternativo garante geração de renda, concorrência e agilidade na locomoção das pessoas”.
 
Um abaixo assinado será elaborado pelo Sindicato, com apoio de estudante e deve circular nos próximos dias pelos bairros de Imperatriz, questionando a população  sobre a aceitação desta modalidade de transporte coletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis